9 Tipos de Manutenção Recorrentes que o Síndico Deve Lembrar de Fazer

10 Tipos De Manutenção Recorrentes Que O Síndico Deve Lembrar De Fazer!

A manutenção de condomínio deve ser feita de maneira preventiva, evitando assim que os condôminos sofram com problemas em suas rotinas. Vale lembrar que é função do síndico se manter atento com relação a isso, e garantir que todas as manutenções sejam realizadas.

A manutenção não somente garante que os serviços pagos sejam devidamente oferecidos, como também é importante para garantir a segurança das pessoas. Dessa forma, ela evita diversos acidentes que podem ser causados pela falta de zelo.

Portanto, o plano de manutenção predial preventiva é fixado pela norma NBR 5674/1999. Ele deve ser amplamente compreendido – e seguido – pelo síndico responsável pelo local.

Além disso, vale lembrar que as manutenções devem ser aprovadas em assembleia pela maioria dos presentes. Neste outro texto, você tem acesso a dicas sobre o passo a passo para presidir uma boa assembleia

É importante reforçar também que o síndico esteja bem informado sobre as atualizações do Código de Obras de Curitiba, bem como sobre a nova lei de zoneamento da cidade, para avançar com sucesso qualquer manutenção no patrimônio do condomínio.

10 Tipos De Manutenção Recorrentes Que O Síndico Deve Lembrar De Fazer!

 

Veja Quais São os 9 Pontos Mais Importantes a Respeito Da Manutenção do Condomínio!

Manter um condomínio em pleno funcionamento pode ser um tanto trabalhoso, mas com certeza é essencial. Veja alguns dos pontos mais importantes a serem considerados e saiba como fazer a manutenção de condomínio de forma adequada.

1. Elevadores:

Os elevadores precisam ser frequentemente examinados. Além de ser fundamental para a melhor mobilidade nas dependências do condomínio, ainda é um dispositivo que precisa de cuidados para evitar acidentes diversos.

Portanto, é importante que a manutenção seja feita por empresa especializada e devidamente certificada. Inegavelmente, também é essencial que as informações a respeito das vistorias sejam organizadas em planilhas. 

Dessa forma, é possível que se tenha controle sobre a próxima data.

2. Caixa d´água:

Os condomínios residenciais ainda devem manter cuidado com relação à manutenção da caixa d´água. Essa deverá ser feita pelo menos uma vez ao ano.

A limpeza também precisa ser feita por empresa especializada. Com relação à periodicidade, precisa ser controlada, tal qual no elevador.

3. Como Cuidar Dos Para-Raios No Seu Condomínio?

Muitas vezes esquecido da lista de prioridades, os para-raios são essenciais e precisam dos devidos cuidados também! Principalmente considerando que o Brasil é um dos países com maior número de incidências de raios.

Sempre que um sistema de para raio é instalado, o condomínio recebe um Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Esse documento deverá ser mantido sob responsabilidade do síndico e renovado a cada manutenção.

4. Sistema de equipamentos contra incêndio:

O sistema de equipamentos contra incêndio precisa ser revisado com frequência também. Dessa forma, ele garantirá que o condomínio disponha de todas as ferramentas para evitar acidentes e conter o fogo.

5. Limpeza da caixa de gordura:

A caixa de gordura é responsável por evitar que esse tipo de dejeto seja liberado de maneira errônea no sistema de esgoto.

A manutenção do filtro é essencial para que ele continue funcionando. A periodicidade varia de 3 a seis meses.

6. Limpeza das calhas:

Outra manutenção fundamental do condomínio é a limpeza das calhas. A falta de manutenção pode desencadear problemas de infiltração que comprometem a estrutura predial.

Portanto, o síndico deve se manter atento e fazer a contratação de empresas especializadas para a manutenção e limpeza de telhados e calhas.

7. Verificar os Equipamentos de Segurança é Outro Ponto Essencial na Manutenção de Condomínio!

O condomínio precisa também contar com equipamentos de segurança. Eles são destinados a garantir o bem-estar de todos que circulam pelo ambiente.

Algumas das coisas que podemos citar são as câmeras de monitoramento devidamente protegidas, proteção à guarita entre outros.

Também é importante que exista uma equipe treinada para fazer uso e acionar quaisquer dos equipamentos. Isso é de extrema importância, sobretudo diante de uma emergência.

A manutenção de condomínio deve incluir sempre checar se as câmeras estão funcionando.

Obviamente os portões são de extrema importância e precisam passar por manutenção frequente.

Assim sendo, é preciso verificar se a abertura automática do acesso ao estacionamento está funcionando, aplicação de óleo para evitar que emperre, e também sistemas como iluminação sensorial, interfone e etc.

8. Iluminação:

A iluminação é assunto primordial em qualquer espaço de circulação de pessoas. No caso do condomínio ela precisa ser pensada com cautela.

Consequentemente, é importante que haja acionamento automático de luz de emergência. A manutenção deve dar conta de garantir a troca de baterias e eventuais lâmpadas queimadas.

9. Gás:

O gás deve ser tratado com a devida seriedade, sendo um dos pontos mais importantes da manutenção do condomínio.

O síndico deve garantir que a manutenção seja realizada com frequência, de modo que não ocorram problemas no sistema de gás.

A Inspeção Periódica é a Solução! 

Portanto, a inspeção periódica evita que os condôminos tenham problema com o fornecimento dos serviços essenciais, bem como garante que todos estejam devidamente seguros.

Ademais, a manutenção de condomínio é um assunto de extrema relevância e que não pode ser negligenciada.

Pensando nisso, é importantíssimo que o síndico se mantenha sempre atento as necessidades locais.

Também é importante o trabalho em parceria com empresas de manutenção que sejam de alta qualidade, e que consigam entregar resultados a altura, conforme esperado.

A manutenção de condomínio deve ser feita com a devida frequência, entendendo que, problemas em decorrência de sua ausência podem desencadear processos e ações judiciais contra o síndico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *