Passo a Passo Para Presidir Uma Boa Assembleia No Condomínio

Passo A Passo Para Presidir Uma Boa Assembleia No Condomínio!

A assembleia do condomínio é um assunto de extrema importância, mas que nem sempre é realmente compreendido por todas as pessoas. Muitas vezes o ambiente se torna tão hostil e desorganizado que ninguém se interessa em participar.

Conhecer algumas técnicas para mudar isso é fundamental. A reunião ajudará a tomar boas decisões que são essenciais para o bom funcionamento e para a harmonia do condomínio, tanto relacionadas às possíveis manutenções do patrimônio, quanto para sanar dúvidas com impactos significativos ao logradouro, como a nova lei de zoneamento de Curitiba ou atualizações sobre o Código de Obras da cidade, como vimos nestes 3 outros textos do nosso blog.

Por isso mesmo, a participação é tão importante  e requer organização.

Passo A Passo Para Presidir Uma Boa Assembleia No Condomínio!

Como Fazer A Definição Das Pautas Na Assembleia Condomínio?

Uma das coisas mais importantes é que você faça uma boa definição a respeito de quais temas serão abordados durante a assembleia.

Consequentemente, isso garantirá que os participantes não se percam nos assuntos e com certeza é uma forma de manter a organização.

  • Como definir a pauta? – assembleia condomínio

Uma boa pauta em assembleia de condomínio precisa contar com algumas características básicas. Ela precisa ser relevante, pertinente e também não deve ser muito extensa, de modo que consiga ser debatida e definida no tempo estipulado.

O ideal é que não se trabalhe mais do que 4 pautas por assembleia, sendo que esse número pode ser menor caso algum assunto demande mais atenção e isso seja previsível.

Portanto, é importante que o síndico tenha esse jogo de cintura para conseguir determinar os assuntos e compreender, mais ou menos, como a conversa será conduzida. Algumas boas dicas para melhorar a gestão de tempo do síndico podem ser encontradas neste outro texto que produzimos aqui.

  • Conselho de definição de pauta:

Uma ideia é que seja organizado um conselho para definição das pautas. Obviamente também deverá ser aberto o debate para os condôminos, para que, juntos, todos os interessados consigam decidir quais são os assuntos realmente pertinentes ao grupo.

 

Entenda Sobre A Convocação Da Assembleia E Suas Normas Essenciais!

A convocação para a assembleia do condomínio é outro assunto de importância.

Ela é defendida pelo Artigo 1.354 do Código Civil Brasileiro que entende que a reunião não pode acontecer se absolutamente todos os moradores não forem devidamente convocados.

Sendo assim, é essencial entender que mesmo que ocorra uma segunda convocação, isso não exclui a necessidade de que todos sejam avisados na primeira chamada.

  • O que acontece se a convocação não for feita de maneira adequada?

Além de seguir as normas do artigo acima citado, também existem normas internas do condomínio, a respeito das quais todos os moradores devem estar a par, que indicam as formas de divulgação e informação das convocatórias.

Caso um morador informe que não foi avisado da assembleia no condomínio, as decisões tomadas poderão ser judicialmente anuladas, compreendendo que uma pessoa essencial para isso não esteve presente e sequer ciente.

  • Os moradores devem saber as pautas antecipadamente:

É importante que juntamente com a convocação, os condôminos sejam devidamente alertados a respeito de quais os temas que serão tratados na assembleia do condomínio.

Assim sendo, as pessoas conseguem se preparar antecipadamente para os assuntos, preparar perguntas e até mesmo conversar entre si a respeito dos temas que serão debatidos.

 

Preparação Da Plenária E Definição De Papeis Importantes da Assembleia do Condomínio

A assembleia de condomínio precisa contar com algumas figuras que são fundamentais para a reunião.

Por exemplo, é importante que haja um presidente, escritor de ata e até mesmo um controlador do tempo a ser dispensado por cada uma das pautas.

Ademais, definir esses papeis é importante para que a assembleia ocorra de maneira correta e adequada. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, inclusive considerando as normas particulares de cada condomínio.

Uma das opções é que os condôminos interessados em ocupar cada uma das funções disponíveis se voluntariem. A partir de um conselho será determinado quais são as pessoas mais adequadas.

Existem também conjuntos residenciais que contratam empresas para fazer a parte de organização da assembleia, as administradoras de condomínios.

Inegavelmente, isso torna a tarefa mais simples e menos árdua. Assim sendo, essa pode ser uma boa escolha, no fim das contas, para que a assembleia no condomínio se torne mais eficiente.

 

Entenda Como Acontece A Votação E O Encerramento Da Assembleia

Em alguns condomínios, sabemos que pode haver a presença de uma oposição ao síndico. Um dos momentos que ela pode aparecer é justamente durante as assembleias e, por isso, preparamos este outro texto que fala sobre como ter uma comunicação mais assertiva quando há oposição no condomínio.

Todos esses passos nos levam a última etapa, que é a votação que culmina no encerramento do evento. O mais importante é que a votação marque, de fato, o final da assembleia.

Naturalmente pode acontecer que algum condômino apresente uma objeção ou até mesmo levante questões que já foram debatidas, exigindo melhores explicações a respeito do tema.

Nesse caso os organizadores precisam ser cautelosos para não estender demais o assunto.

Uma sugestão é que pergunte se mais alguém tem a mesma dúvida e caso seja uma questão da maioria o tema seja retomado. Caso contrário, pode-se oferecer uma atenção em particular em outro momento para sanar essa dúvida em especial com a pessoa que exigiu explicação.

Todas essas etapas ajudam a manter a reunião mais organizada. É uma forma de fazer com que a assembleia do condomínio seja mais eficiente e consiga atender a demanda do grupo dentro do tempo proposto, evitando assim que extrapole o necessário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *