Síndico: Como Ter Uma Comunicação Assertiva Quando Há Oposição No Condomínio?

A oposição no condomínio é algo mais frequente do que grande parte das pessoas possam imaginar. Por isso, uma comunicação assertiva é sempre importante!

E é justamente esse o papel fundamental do síndico! Isso porque ele é a pessoa que deve assumir a responsabilidade de não somente manter uma comunicação ideal, mas também objetiva e sincera.

No entanto, para que isso realmente possa acontecer, é entender como essa comunicação deve ser feita. E somente com uma boa base de informações e conhecimento se pode conquistar excelência nesse aspecto!

Síndico: Como Ter Uma Comunicação Assertiva Quando Há Oposição No Condomínio?

A Oposição No Condomínio É Um Problema! Você Já Ouviu Falar Em Liderança Empática?

Um dos primeiros passos a serem adotados é, basicamente, procurar ao máximo delimitar quem será o maior responsável pela comunicação com os demais moradores.

Isso ainda inclui a equipe e até mesmo a administração do condomínio. Nesse caso, o síndico pode ser o maior elo de comunicação, principalmente quando apoiado pelo zelador!

Portanto, a pessoa eleita deve e precisa ser detentora de uma ampla admiração por parte das demais pessoas, e ainda ter uma liderança empática!

Certamente, esse profissional deve ser sensível aos mais variados aspectos sociais e ainda ter uma ampla consciência de toda a situação para somente depois entender quais os caminhos devem ser adotados.

De maneira mais prática, consiste em se manter uma perspectiva de “recepção” levando em conta as regras e até mesmo procedimentos!

Isso quer dizer que ela deva ser capaz  de estabelecer um bom diálogo. Também precisa agir de forma totalmente transparente.

A oposição no condomínio acaba sendo algo recorrente justamente pela ausência em reforçar informações que efetivamente se mantenham em circulação ou até mesmo ter preparo para lidar com situações comuns!

Informar E Comunicar – Questões Essenciais E Que Jamais Devem Ser Deixadas De Lado!

Nos dias de hoje, as formas de nos informarmos e até mesmo nos comunicarmos atingiram novos patamares, não é mesmo? A tecnologia tem facilitado isso – ainda bem!

Por isso, encontrar e até mesmo fixar canais que poderão ser apontados como oficiais dentro do ambiente do condomínio deve ser envolto por funções básicas!

Essa é, na verdade, uma das melhores maneiras de evitais uma maior oposição no condomínio. Afinal, não haverá como a informação e a comunicação sofrerem ruídos.

Enfim, é importante que esses canais de informações e comunicação apresentem algumas funções básicas.

Isso quer dizer que, é importante que seja possível não somente informar, como também transmitir assertivamente tudo que for relevante para os moradores e bem estar do local!

Focando ainda na comunicação, é válido salientar que ela deve ser estabelecida por meio de um consistente e objetivo diálogo. Principalmente dedicando sempre uma boa dose de confiança entre as partes.

É importante sempre reforçar que em um condomínio há os mais variados perfis de pessoas. Consequentemente existem percepções e pontos de vista diferentes.

Por esse motivo é interessante manter todos sempre interessados acerca da mensagem a ser transmitida!

Sabia Que A Comunicação Não-Violenta Pode Ser Incrivelmente Útil? Saiba Como Fazer Isso!

Anteriormente, falamos sobre o que não falta nos dias atuais são ferramentas que ajudam, potencialmente, a manter um processo de comunicação eficiente, não é mesmo?

E justamente por isso o síndico pode e deve apostar sempre que for possível em recursos tecnológicos. Isso não quer dizer que se deva abrir mão também de recursos mais tradicionais!

Para tanto, iremos descrever abaixo alguns recursos que se mantém como os mais recomendados para evitar uma eventual oposição no condomínio e facilitar a comunicação:

  • Os comunicados impressos:

Pode até parecer que não em um primeiro momento, mas até os dias de hoje, os comunicados impressos surtem um efeito muito positivo e interessante!

Por isso, essa é uma ferramenta que não somente pode, como também deve ser explorada pelo síndico!

Portanto, pode-se recorrer ao uso de 3 maneiras distintas: quadros de aviso nas áreas comuns, recados e também orientações que ajudem a facilitar o convívio na rotina diária!

Já comunicados mais emergenciais, que em geral são sempre uma realidade, podem ser acomodados em áreas que tenham maior destaque e visibilidade. Por exemplo, os elevadores!

Utilize os Aplicativos de conversa- Oposição No Condomínio

O WhatsApp também pode ser extremamente funcional nos dias atuais quando se trata de estabelecer uma boa rotina de comunicação dentro do condomínio, sabia?

Uma sugestão é criar um grupo entre os moradores e a presença do síndico e outras pessoas que o ajude nas atividades diárias!

  • A abordagem pessoal:

Assim sendo, embora haja muitas maneiras de estabelecer uma comunicação e informar todos os membros do condomínio, nada substitui a abordagem pessoal – pode acreditar!

Isso pode até ser um passo importante para amenizar possíveis desentendimentos e/ou conflitos!

Portanto, quando um determinado morador aborda o síndico, é importante que esse profissional esteja aberto não somente a ouvir dúvidas, mas também a ajudar e entender suas dores e problemas!

Em suma, um bom relacionamento e a constante busca por bons métodos é sempre a melhor forma de evitar a oposição no condomínio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *